terça-feira, 27 de abril de 2010

Entrevista com John rocco

Bom, o site Percy Jackson BR falou com John Rocco, por e-mail, e o entrevistou. Ai vai a entrevista:

Percy Jackson – BR 2010, Tradução: Fernanda Siepierski.
"Sabe aqueles dias que você entra no seu e-mail, com milhares de mensagens SPAM e no meio dela tem um e-mail que simplesmente faz seu dia?
Foi isso que aconteceu comigo hoje!
Há algum tempo, eu entrei em contato com John Rocco, o ilustrador da série Percy Jackson e os Olimpianos (e de praticamente todos os novos livros de Rick Riordan), para tentar uma entrevista ou algo assim. Ele foi um amor de pessoa, pediu para que eu enviasse as perguntas, só que não deu garantia alguma de que iria responder – o que eu entendo completamente, porque ele é um ilustrador super ocupado.
Hoje, porém, eu abri minha caixa de e-mails e lá estava as respostas para as 10 humildes perguntas que eu fiz. Estou muito feliz e espero do fundo do coração que gostem!
E para conhecer mais desse ilustrador, visite www.roccoart.com!!!

Tradução: Fernanda Siepierski
1) Como você começou a desenhar? Você teve aulas de desenho ou aprendeu sozinho?
Eu não comecei a desenhar seriamente até depois do colegial. Depois, na faculdade, eu tive um colega de quarto que era um ilustrador. Fiquei encantado. Então eu estudei ilustração na Escola de Design de Rhode Island e na Escola de Artes Visuais de Nova York.
2) Quando você começou a fazer capas de livros? Alguma razão específica?
“O Ladrão de Raios” foi a primeira capa de livro que eu fiz. Desde então eu criei mais de trinta capas para Rick Riordan e muitos outros autores. A idéia de criar ilustrações de capa sempre me cativou. Digo, pense no assunto, você tem a chance de ler um livro bem antes de ele ser publicado, e pinta uma imagem do que mais inspirou você no livro. É o melhor dos trabalhos.
3) Você tem algum trabalho favorito? Por que é seu favorito?
Isso é muito difícil de se dizer. Eu tendo a gostar de diferentes partes e pedaços de todos os meus desenhos. Por exemplo, os penhascos no “O Mar de Monstros” ficaram muito bons, e eu amo a composição da capa de “O Último Olimpiano”. Recentemente, eu fiz uma ilustração para um livro de David Whitely que eu realmente acredito que tenha ficado ótima. Aqui está um jpg.
4) Quando você faz as capas dos livros, você lê o manuscrito primeiro, para conhecer a história, ou você pede a opinião do autor?
Quando eu faço as capas, eu tento sempre ler o livro inteiro pelo menos uma vez antes de rascunhar alguma coisa. Algumas vezes a editora passa uma descrição do que ela gostaria de ver na capa. Eu normalmente tento ignorar isso e faço com as minhas idéias primeiro. Algumas vezes, a editora e eu acabamos por ter as mesmas idéias. Isso sempre ajuda a avançar rapidamente com o processo de criação.  Alguns autores podem opinar, mas na maior parte do processo eles não estão envolvidos. Eu sei que é certo que Rick R. sempre olha todos os meus rascunhos e de vez em quando me auxilia com detalhes que eu não percebi ou entendi perfeitamente, o que é maravilhoso. Ele é uma ótima pessoa de se trabalhar nesse aspecto.
5) Você já leu todos os livros para os quais produziu capa? Qual chamou mais sua atenção e por que?
Como eu disse, eu normalmente leio todos os livros para os quais eu faço a capa. Algumas vezes, raros os casos, os livros não estão finalizados pelos autores, então eu só trabalho com a descrição da editora e do autor..
6) Você gostou de fazer os desenhos do Percy Jackson e de trabalhar na série de livros?
Eu amo a série.  Para falar a verdade, eu estou trabalhando atualmente em artes para a série Chronicles of Kane, assim como para a nova série do Acampamento Meio-Sangue, que é chamada de The Heroes of Olympus.
7) Qual capa ou desenho dos livros de Rick Riordan é seu favorito?
Dos livros de Percy, um dos meus favoritos é A Batalha do Labirinto. Eu simplesmente amo a história de Pan, e eu achei que o próprio labirinto foi algo bastante criativo e que realmente manteve a história coesa.
8 ) Você vai trabalhar com a nova série do Acampamento Meio-Sangue? Se sim, você pode nos dar alguma pista sobre seus planos para a capa?
SIM! Eu não acho que eu tenha permissão para disponibilizar qualquer dica sobre a capa, mas eu posso dizer a você que o livro é fantástico! Eu tenho certeza de que Rick irá postar a arte em seu blog assim que tiver pronta. Talvez em um mês ou algo assim.
9) Recentemente, você promoveu um showroom para a Books of Wonder, mostrando alguns de seus projetos, como foi a aceitação?
A mostra da Books of Wonder foi ótima. Muitos fãs compareceram e eles puderam comprar versões impressas e limitadas das artes de Percy Jackson, autografadas. Eles também fizeram ótimas perguntas. Alguns dias depois, Rick veio conferir a mostra e até comprou algumas imagens. (Mal sabia ele que eu criei um conjunto completo das imagens que estavam esperando pore le quando ele voltou para casa). Ainda existem algumas imagens disponíveis e elas podem ser compradas através da Books of Wonder em    http://www.booksofwonder.com/products.asp?dept=313
10) Se você pudesse fazer a capa de qualquer livro (antigo ou novo), qual seria? Por que?
Eu adoraria ilustrar a capa do livro James e o Pêssego Gigante, de Roald Dahl’s James, basicamente por ser ele um dos meus livros favoritos de quando eu era criança."

_______________________________________________________________


 Quero dar os parabéns ao Percy Jackson BR pela entrevista com John Rocco!

Artigos Relacionados

0 comentários:

Postar um comentário