segunda-feira, 11 de julho de 2011

Leituras recentes do Rick

Segue abaixo a tradução da nova postagem do blog do autor Rick Riordan, onde ele comenta sobre os livros que terminou de ler recentemente (Hell is Empty e This Dark Endeavor, a a versão teen de Frankenstein):

Mesmo no meio da minha escrita frenética, eu tenho que ler! Isso recarrega minhas baterias e me deixa saber o que está acontecendo no mundo dos livros. Eu terminei recentemente dois livros:
Hell is Empty, de Craig Johnson. O último de uma série sobre o xerife de Wyoming, Walt Longmire, este é o primeiro romance de Johnson que eu li e é o primeiro mistério adulto que eu vejo em muito tempo. Eu não sei o que me atraiu para o livro - provavelmente o título, e a premissa de seguir um assassino psicótico para o deserto. Normalmente eu começaria uma série no início, mas eu não tinha dificuldade para seguir a ação. Eu gosto do personagem Walt Longmire. Ele é um viúvo, um pai, um homem mais velho que nem sempre pode perseguir os bandidos como ele costumava fazer antes e ainda assim ele caminha no congelamento da Montanha BigHorn sozinho, ao invés de esperar para ser substituído, para salvar dois reféns que foram sequestrados por um prisioneiro fugitivo. Walt é um homem bom e um narrador bom, e embora na maior parte deste livro Walt se aventura por conta própria, posso dizer que ele tem um grande elenco de personagens coadjuvantes. Vic, Omar e Cheyenne Nation (sim, esse é um personagem) são os meus favoritos.
Johnson conhece o seu território. Ele escreve claramente e amorosamente sobre Wyoming. Eu nunca estive lá, mas agora eu posso imaginá-la claramente. Este é um daqueles livros que lhe permite viajar em sua imaginação. Há uma boa quantidade de misticismo na história ou "woo-woo", se preferir. O livro é projetado abertamente em paralelo a Dante's Inferno, e também o Guia Nativo Americano de Virgílio, que ajuda Walt através das montanhas. Nós não temos sempre certeza do que Walt está vendo e imaginando. Estes elementos não me incomodam. Quanto a mim, eu realmente gostei de meu tempo com Walt e vou certamente comprar os livros anteriores da série de Craig Johnson. Se você é um fã de mistérios, leia-os!


This Dark Endeavor, por Kenneth Oppel. Eu não costumo pedir uma cópia prévia de um livro. Na verdade, eu sou geralmente decadente porque sou oferecido a mais do que eu poderia ler. No entanto, quando ouvi sobre o mais recente projeto de Oppel, “A Prequel” de Frankenstein de Mary Shelley, eu imediatamente perguntei se poderia ler uma cópia com antecedência, e eu tive sorte o suficiente para conseguir obtê-lo.
Sou um grande fã da série anterior Oppel, que começou com Airborn. Eu também sou um fã dos românticos, como o Shelleys. Não é por coincidência que Percy Jackson é chamado Percy. O diminutivo para Perseus, sim, mas Percy Shelley, que estava encantado com mitos gregos e escreveu extensivamente sobre eles, também gostava de imaginar que seu nome era derivado do antigo herói grego. Em uma carta, sua mulher o chama de "minha próprio Perseus." Mas eu discordo. . .
Por muitos anos, eu pensei que a história de Frankenstein estava amadurecida para ser recontada como um romance jovem-adulto. É uma daquelas idéias com as quais eu brinquei, mas nunca tive tempo para prosseguir. Estou muito contente por Oppel agitar-me a isto, ele faz isso muito bem.

This Dark Endeavour apresenta Victor Frankenstein de 15 anos de idade. Oppel tomou a liberdade de dar a Victor um imrão gêmeo, Konrad, e enquanto você pode estar pensando, "oh, senhor, não a trama do antigo irmão gêmeo". Isso funciona bem neste livro e surge como fresco e perfeitamente plausível. Na verdade, é vital para a história. Quando Konrad adoece, Victor é levado a encontrar uma cura, mesmo que isso signifique voltar-se para os segredos da alquimia proibida. E assim, com o melhor dos motivos, uma obsessão das trevas nasce - para desvendar os segredos da vida e da morte.
Há muito mais para a história, no entanto. Victor pesquisa para ingredientes que enviam ele e seus amigos em muitas aventuras angustiantes. Eu não vou dar nenhum spoiler, especialmente porque que o livro ainda não saiu, mas posso dizer-lhe isto é uma página “Turner” de verdade.
Mais importante, é Elizabeth, o primo distante da família Frankenstein – um espírito, uma mulher jovem ferozmente independente, devota católica, linda, teimosa, e feita para ambos Konrad e Victor, por razões muito diferentes. É o triângulo amoroso entre esses três personagens multidimensionais que realmente impulsiona a narrativa. Não há respostas fáceis, nem verdadeiros vilões e heróis. Eu me vi torcendo para Victor, e mesmo assim, odiando-o às vezes. Konrad surge como nobre e insuportavelmente perfeito. Elizabeth é mercurial, mas perfeitamente fiel a suas convicções. Oppel realmente lhes traz à vida, que em um romance Frankenstein isso tem muitos níveis de significado, eu suponho.
O livro explora a fé e lealdade, a ciência e hipocrisia, o amor e o ciúme - todas as coisas que os jovens leitores, e até mesmo os mais antigos, prendem-se. Em seu trabalho anterior Airborn, Oppel atualizada do clássico de Jules Verne / Robert Louis Stevenson aventuras, e pioneira do que mais tarde seria chamado de "steampunk". Em This Dark Endeavor, Oppel reinventou o suspense gótico para os leitores modernos. A narrativa explode com a tensão, as emoções são fortes, e a atmosfera é perfeitamente obscura e chocante. O Shelleys ficaria orgulhoso. Eu definitivamente recomendo que você confira o livro assim que for publicado dia 23 de Agosto. Prevejo que This Dark Endeavor
receberá grande atenção, e com razão.

Artigos Relacionados

0 comentários:

Postar um comentário