domingo, 28 de março de 2010

Saiu no Ultimo Segundinho

Olha oque saiu no Ultimo Segundinho:

"Ao que tudo indica, enquanto a saga do bruxinho Harry Potter se aproxima de seu fim nos cinemas, um outro herói está chegando com uma nova aventura. Seu nome é Percy Jackson e o seu pai, acredite ou não, é um deus grego!

Igual ao que aconteceu com a história "Harry Potter", que primeiro surgiu como uma série de livros e depois ganhou uma série de filmes, a trama de Percy Jackson segue o mesmo caminho.

O filme "Percy Jackson e o Ladrão de Raios", que estreia hoje nos cinemas do País, é baseado no primeiro livro da série - ao todo são seis - "Percy Jackson e os Olimpianos", escrita por Rick Riordan.
A saga conta a história de um garoto de 12 anos que descobre que é filho de Poseidon, o deus do mar. Tido como um aluno problema, Percy Jackson chega a ser expulso de seis escolas por seu comportamento inquieto e pela dificuldade em manter a atenção.

A vida dele muda quando em um passeio ao museu ele se mete em uma encrenca de verdade. Depois de quase afogar uma colega, Percy é chamado pela professora de matemática para uma conversa particular. Mas qual não é a sua surpresa quando, na hora da bronca, a professora se transforma em um mostro mitológico que tenta matá-lo.
Percy acaba sendo salvo pelo seu professor de latim, Sr. Brunner, que na verdade é Quíron, um centauro (ser meio humano, meio cavalo) que está ali a mando de seu pai, Poseidon, o deus dos mares, para protegê-lo. No desenrolar da trama, várias outras coisas estranhas acontecem na vida de Percy até ele descobrir que é um semideus, filho de uma mortal com Poseidon.

Na sua primeira aventura como herói, Percy é acusado de roubar o raio mestre de Zeus - o deus dos deuses - e precisa provar a sua inocência.

Uma aventura cheia de mitologia

Em seu caminho Percy se depara com uma infinidade de seres com poderes sobrenaturais que, na verdade, não saíram da cabeça do autor da saga, mas da mitologia grega.

Os seres mitológicos surgiram há muito, muito tempo atrás, quando as pessoas ainda não tinham todo o conhecimento que temos hoje sobre ciência e fenômenos naturais e tentavam entender a origem de tudo o que acontecia a sua volta fosse um trovão, uma tempestade ou mesmo o nascimento de uma planta. Por isso, as pessoas criavam histórias e seres fantásticos para explicar o efeito das marés, o surgimento de uma tempestade, do fogo e até mesmo do amor.
E os gregos eram bons em mitos. Criaram vários seres detentores de força, inteligência e poder. Esses seres eram divididos em raças, como os deuses, os sátiros (meio humanos e meio bodes), os ciclopes (gigantes com um olho no meio da testa), os heróis (filhos de deuses com humanos), entre outros tantos.

Neste sentido os deuses eram os mais importantes, já que eram os responsáveis pelas condições do clima, a existência do dia e da noite, o ciclo das marés... Por isso, os gregos construíam templos e altares para cultuá-los. Por meio de rituais, as pessoas pediam aos deuses coisas boas, como uma colheita farta, vencer uma luta e também procuravam agradá-los, já que um deus irritado poderia ser sinônimo de uma tragédia."

Artigos Relacionados

0 comentários:

Postar um comentário